Internet

Google Docs ganha esquema de menus para organizar textos mais longos

Recurso está em fase de implementação e ajuda usuários a navegarem por documentos grandes de forma intuitiva

Por

em 08/10/2024, 10:45
Google Docs ganha esquema de menus para organizar textos mais longos

Fonte:

Imagem de Google Docs ganha esquema de menus para organizar textos mais longos no tecmundo

O serviço online de edição de textos Google Docs está recebendo um novo recurso de organização. A novidade é um sistema de abas que permite a você criar tópicos dentro de um documento e acessá-lo por meio de um menu na lateral esquerda da tela.

Com a novidade, agora é possível separar um documento de texto muito longo ou que terá assuntos diferentes com vários colaboradores. Dessa forma, fica mais fácil encontrar uma determinada seção do arquivo e também navegar pelos tópicos, como se fosse um sumário interativo.

undefined

As abas podem ser criadas por qualquer um dos usuários com privilégios de edição e são identificadas por um nome e um emoji. É possível criar ainda ramificações de uma categoria, como subtópicos ou etapas de um projeto.

Como explica a Google, a função é especialmente útil para separar um projeto em orçamento, objetivos e ideias; diferenciar soluções para clientes ou regiões diferentes; ou até manter de forma documentada uma série de reuniões sem que seja necessário criar um novo documento para cada encontro.

Quando os menus chegam ao Google Docs?

O sistema de abas e o menu lateral será lançado para todos os usuários do Google Docs, desde os assinantes do Google Workspace até quem tem uma conta gratuita da companhia. A ativação será automática nas versões web, Android e para dispositivos da Apple.

A disponibilização da função é gradual e depende da região. Usuários devem ganhar acesso à novidade a partir de agora, com prazo máximo até o final de outubro.

Além do novo sistema de abas, serviços do pacote de editores de conteúdo da Google têm recebido adições frequentes. Nos últimos meses, o Google Drive passou a legendar vídeos pessoais automaticamente, enquanto serviços como o próprio Docs estão ganhando um assistente de inteligência artificial (IA) para ajudar na elaboração de conteúdos.

Veja também